Como escolher um colchão?

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Colchão

Como escolher um Colchão

Se está à procura de um colchão ou apenas pretende trocar o seu atual, existem alguns pontos que deve ter em conta na altura de como escolher um colchão. São muitos os benefícios para a saúde de uma noite bem dormida, e por isso deve fazer analisar bem todos os detalhes antes de comprar um colchão. Tendo em conta que a vida útil de um colchão pode chegar aos dez anos, é importante que tome uma boa decisão no momento da compra. Saiba tudo o que precisa de saber antes de comprar um colchão.

 

Tipos de Colchão

É importante que verifique a composição do colchão antes de efetuar qualquer tipo de escolha. A composição do colchão pode influenciar a sua posição e se se sente mais ou menos confortável durante as horas de sono. Com bastante variedade de tipos de colchões, pode ser difícil escolher o melhor colchão para si.

 

Colchão de Molas

É o tipo de colchão mais comum e por isso também o mais tradicional. O colchão de molas é conhecido por durar vários anos. Isto acontece porque as molas são feitas de vários tipos de metais, o que permite que elas mantenham a sua forma. Por as molas terem algum espaço entre elas, permitem uma maior circulação de ar e como tal mantêm a temperatura baixa durante o tempo de descanso. Pode encontrar dois tipos diferentes de sistemas de molas: molas bicónicas ou o sistema de molas ensacadas. Estes sistemas permitem definir zonas ergonómicas de forma a melhorar o conforto. São ideais para pessoas que procuram um colchão com firmeza, durabilidade, fresco e com alguma elasticidade.

Colchão de Látex

São colchões conhecidos por proporcionarem conforto e arrefecimento durante o sono. Os colchões de látex oferecem uma boa elasticidade e uma rápida capacidade de adaptação aos movimentos do nosso corpo. Apresentam uma maior densidade e suporte do que os colchões de espuma. São os melhores colchões para quem possui alergias ou asma. Ainda assim, deve revestir qualquer colchão com uma capa anti-ácaros, que seja lavável e de fácil colocação.

Colchão de Espuma

Os colchões de espuma proporcionam um maior conforto e suporte ao corpo. Isto porque este tipo de colchões adapta-se a cada centímetro do corpo. Esta característica torna o colchão de espuma com perfeito para qualquer tipo de corpo e formas de dormir. Para quem procura um colchão de casal que proporcione uma boa noite de sono aos dois, esta pode ser uma boa opção. Porém, uma das desvantagens para quem procura este tipo de colchões é que mantém o calor. Se gosta de dormir confortável e quente, este tipo de colchão pode ser uma boa opção.

Colchão Viscoelástico

Os colchões viscoelásticos são também conhecidos como colchões de espuma de elevada elasticidade, semelhante à encontrada nos colchões de espuma. O colchão viscoelástico comprime devido à pressão corporal e ao calor corporal, adaptando-se aos contornos do corpo. Estes colchões têm normalmente uma segunda camada de espuma ou de molas, de forma a conseguirem manter a pressão. O colchão viscoelástico com a segunda camada de espuma é ideal para quem prefere dormir de lado. Já o colchão viscoelástico com molas é preferível para quem dorme de costas ou de barriga para baixo. Alguns colchões ortopédicos possuem características semelhantes à dos colchões viscoelásticos, pelo que este tipo de colchão pode ser uma boa opção para quem não quer comprar um colchão ortopédico.